Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Assembleia Municipal de Valongo chumba a entrega da recolha dos lixos a privados

23.06.09

A tentativa do executivo camarário liderado pelo Dr. Fernando Melo de entrega dos serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos e varredura do concelho de Valongo a privados sofreu uma pesada derrota na reunião da Assembleia Municipal ontem realizada.

 

O objectivo do PSD de fazer aprovar este concurso em cima das eleições tinha já tido da parte da CDU veemente oposição. Acreditava esta força política que uma decisão sobre este tema deveria esperar pelo desfecho das próximas autárquicas, pois uma decisão agora comprometeria dois futuros mandatos. O valor do concurso, de 24 milhões de euros, impunha também explicações mais aprofundadas e um cuidado no tratamento da questão que o PSD não teve - em manifesto desrespeito, aliás, pela oposição.

 

Não quis assim o PSD, que tentou impor por várias vezes a votação sem um esclarecimento prévio quanto à justeza da entrega deste serviço público a privados. A própria legalidade do concurso levantou fortes dúvidas à CDU e à restante oposição, chegando-se mesmo a pedir um parecer prévio ao Tribunal de Contas.

 

A votação registada na reunião da Assembleia Municipal de ontem acabou por traduzir estas dúvidas e a contestação à volta do tema. A entrega dos serviços de recolha de resíduos sólidos urbanos e varredura do concelho de Valongo a privados foi chumbada, tendo o chumbo vindo inclusivamente da parte de alguns membros da bancada do PSD. O resultado da votação foi de 18 votos contra (CDU, PS, BE e os presidentes das Juntas de Ermesinde e Alfena) e 12 votos a favor (PSD, CDS e Presidente da Mesa). Faltaram dois elementos do PSD.

 

Tendo em conta o desfecho desta votação, esperamos que o PSD aceite democraticamente a decisão da Assembleia Municipal de Valongo e não tente recorrer a expedientes de outro tipo, como aconteceu depois de 29 de Abril quando a oposição recusou votar a proposta de entrega da recolha dos lixos e o PSD apresentou queixa nos tribunais.

 

O problema é político e, por isso, o que a CDU afirma é que, da sua parte, continuará a  defender intransigentemente os serviços públicos e a recusar a sua entrega a privados.

 

A CDU/Valongo