Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Declaração pública do Candidato à Presidência da Junta da Freguesia de Valongo

09.05.09

Camaradas e amigos,

 

A minha intenção nunca foi prosseguir uma carreira política. De certa forma, sei que não tenho muita experiência nestas andanças e, além disso, por questões profissionais não disponho de muito tempo. No entanto, considero que todos nós podemos ajudar a contribuir para uma melhoria da nossa relação com a comunidade local, empenhando-nos na resolução de problemas que nos afectam a todos. Só com uma participação colaborativa e desinteressada podemos ambicionar por uma sociedade mais justa, livre e democrática.

 

Sou professor, mas tento desempenhar mais do que um mero papel de formador de conteúdos, indo ao encontro das expectativas dos jovens e auxiliando-os na sua formação pessoal, incutindo-lhes valores de responsabilidade, disciplina e rigor, bem como de solidariedade, compaixão e autonomia. Além disso, tive sempre uma vivência familiar muito próxima, a qual me inspirou e me apoiou em todo o meu percurso de formação e quero, desde já, agradecer-lhes do fundo do coração.

A minha modesta contribuição na vida política tem sido, basicamente, no apoio nas diferentes eleições, como membro constituinte das mesas de voto e como cabeça de lista, em 2005, à Assembleia de Freguesia de Valongo. Por isso, devo também agradecer ao partido, através dos camaradas Vieira e Lino, a confiança novamente depositada em mim para encabeçar a lista da CDU, apostando num candidato independente, mas ao qual nunca mostraram desconforto por essa tomada de decisão.

Nos dias de hoje existe um certo desconforto e, mesmo algum, desprezo pela classe política, colocando todos no mesmo "saco", o que tem levado a um desacreditar por parte da população em geral. No entanto, considero que existem casos de excepção em todos os quadrantes políticos e em diversos sectores da sociedade. É com todas estas sinergias de pessoas que lutam por uma melhor sociedade, mais solidária e justa que queremos trabalhar, sem ter pretensões pessoais.

Nos últimos tempos, o concelho de Valongo tem crescido em termos populacionais, mas as suas infra-estruturas de apoio aos munícipes não acompanharam esta evolução, o que leva a um certo distanciamento entre as instituições e a população.

Podia referir aqui algumas situações de pobreza que existem no concelho, a escassez de espaços desportivos e de lazer, bem como o mau planeamento, em termos de localização, de alguns serviços que deviam estar ao serviço dos munícipes.

Relativamente à freguesia de Valongo, esta tem sido, ano após ano, deixada um pouco ao desleixo, por uma certa apatia dos seus responsáveis máximos, estando muitas vezes coniventes com situações pouco claras.

Por aquilo que se passou nas últimas eleições autárquicas para a freguesia de Valongo, em que a CDU não conseguiu eleger um seu representante por apenas um único voto, venho apelar a todos que façamos um esforço suplementar, no sentido de mostrar aos Valonguenses que estamos aqui para os servir, mas para isso é preciso que confiem em nós, dando-nos maior expressão na freguesia e no concelho.

 

 

Por uma sociedade mais justa e solidária,

 

TRABALHO, HONESTIDADE e COMPETÊNCIA.

 

César Augusto de Oliveira Ferreira