Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

CDU visita Serra de Pias e aprofunda o seu conhecimento acerca da situação ambiental do concelho de Valongo

07.06.06
Os eleitos da CDU nas Assembleias de Freguesia e na Assembleia Municipal de Valongo prosseguem o seu mandato aberto de análise da situação ambiental do concelho. Desta vez, a CDU visitou a Serra de Pias, com o objectivo de recolher informações sobre as condições de conservação e a situação florestal desta área.

No decurso desta visita, pudemos constatar que a Serra tem pouca diversidade de espécies animais e vegetais. As únicas árvores plantadas são os eucaliptos, encontrando-se neste momento toda a área a precisar de limpeza - existem muitos ramos cortados no chão, facto que constitui um elemento potencialmente perigoso, na medida em que pode contribuir para a deflagração de fogos florestais.

Perto do lugar da Moirama, podem ser encontradas lixeiras de mobílias e lixo da construção civil.

Tendo em conta este cenário, importará chamar a atenção da Câmara Municipal de Valongo para os problemas existentes, de forma a que esta possa:
- intervir o mais rapidamente possível junto das entidades responsáveis e por meios próprios no sentido da limpeza da Serra, abertura e adequação de caminhos, etc., de acordo com o que está previsto na lei e para que, desse modo, se previnam incêndios florestais;
- contribuir para pôr termo à monocultura do eucalipto na Serra de Pias e para reflorestar toda a área com espécies autóctones, favorecendo a biodiversidade do ecossistema local;
- fiscalizar de forma empenhada os actos de vandalismo ambiental, designadamente a deposição de lixos e entulhos em determinados pontos da Serra.

A CDU/Valongo