Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Câmara de Valongo aumenta rendas dos bairros em tempo de dificuldades

26.02.09

Numa altura em que se agravam as dificuldades e a crise económica e social está para durar, a Câmara de Valongo, através da Valis Habita - empresa municipal que criou para gerir os bairros sociais - aumenta as rendas dos bairros do concelho.

 
Famílias com membros no desemprego ou a receber pensões e reformas baixas estão neste momento confrontadas com grandes aumentos de rendas, que, em muitos casos, não têm em conta a realidade de cada agregado familiar.
 
Para muitas famílias, trata-se de aumentos incomportáveis, num contexto de aumento do custo de vida, em resultado das políticas erradas do Governo do PS e da ausência de intervenção da Câmara PSD.
 
Aos aumentos constantes da alimentação, dos medicamentos, da água, da electricidade e de outros bens de primeira necessidade, juntam-se os aumentos das rendas. Sabemos que as rendas dos bairros camarários têm de ser actualizadas periodicamente, mas a Câmara tem de ter em conta que não é um senhorio como outro qualquer, mas que é senhorio de habitação com fins sociais. Na actualização das rendas dos bairros, há que ter em conta a situação de cada família e não decretar aumentos às cegas e indiscriminados. Tem igualmente de haver justificação para esses aumentos: num bairro que não foi alvo de requalificação ou onde faltam equipamentos e condições, não se justificam aumentos de renda.
 
A Câmara e a sua empresa, a Valis Habita, não promovem a reabilitação dos bairros, deixando avançar o seu estado de degradação. Também não têm qualquer projecto de promoção social destes espaços. E, no entanto, as rendas sobem.
 
A par de uma actualização de rendas aceitável, gostaríamos de ver a aplicação das rendas cobradas na recuperação de habitações degradadas nos respectivos Bairros, na construção de equipamentos, no apoio a projectos locais, de forma a justificar os fins para os quais a Câmara procura justificar estes aumentos. E não como mera angariação de verbas para atender às Campanhas Eleitorais que se aproximam...
 
Tal não se verificando, é justo o descontentamento dos moradores.
 
Nos tempos que correm, deveria haver da parte do Executivo Camarário maior atenção para a situação das famílias, já que os aumentos, por vezes considerados pequenos, causam grandes dificuldades a quem pouco tem.
 
Exija justiça e não deixe de participar na vida do seu bairro e na luta por uma mudança política. Não deixe que eles façam o que querem!

 

 

CDU

A verdadeira alternativa em Valongo!

7 comentários

Comentar post