Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Assembleia Municipal de Valongo - Quadro de Pessoal da Câmara

17.02.09

Foi apresentada na última Assembleia Municipal uma nova proposta de Quadro Pessoal da Câmara de Valongo. Esta nova proposta foi aprovada com os votos do PSD, CDS e com o voto de qualidade da Presidente da Mesa da Assembleia Municipal. A CDU votou contra, justificando tal opção do seguinte modo:

 

Quadro de Pessoal da Câmara Municipal de Valongo - Declaração de voto

 

 

Ex.mos Senhores,


Depois da recusa por parte desta Assembleia em aceitar a primeira proposta de Mapa de Pessoal – e recorde-se que a estrutura deste documento sofreu críticas de todas as bancadas aqui representadas, incluindo da bancada do PSD –, esperava a CDU, e certamente as outras forças políticas também, uma reformulação considerável da proposta.

É bom informar esta Assembleia que, na reunião que a CDU teve com o Senhor Presidente da Câmara, este aceitou as críticas que fizemos e informou que estava disposto a alterar o documento.

Para nosso espanto, ou talvez não, o documento hoje apresentado em nada de substancial difere do proposto anteriormente.

Fica por esclarecer as razões do recuo do Dr. Fernando Melo relativamente às indicações que forneceu à CDU aquando da dita reunião

As autarquias devem criar emprego quando pretendem ampliar e/ou melhorar os seus serviços. Quando se pretende o alargamento das respectivas áreas de intervenção. Quando há projectos de desenvolvimento local que o justifiquem. E quando a criação de emprego se traduz objectivamente em ganhos de eficiência e na melhoria da actividade geral do órgão autárquico

Mais uma vez dizemos não a este documento, pois continuam por explicar algumas admissões para o quadro de pessoal propostas.

Continua por explicar a situação dos trabalhadores destacados para as Águas de Valongo.

Continua por explicar com que critérios, e porquê, entrega a Câmara, em ano de eleições, por decisão política da maioria PSD, serviços a empresas particulares, quando se prevê aumentar o Quadro de Pessoal.

Continua por explicar porque razões pretende este executivo, como se ouve, entregar a manutenção dos parques e jardins a uma empresa privada, quando tem trabalhadores no seu quadro para efectuar esta actividade.

Diga-nos, Senhor Presidente, o que vai acontecer aos cerca de 50 trabalhadores que a Câmara tem afectos a esta área?

Mais uma vez dizemos: à Câmara Municipal de Valongo não basta ser séria; é preciso também parecê-lo. E é, no mínimo, pouco prudente que, em ano de eleições, se proponha a inclusão nos quadros de pessoal da Câmara de um conjunto assinalável de colaboradores em áreas de assessoria e afins.

A CDU vota, portanto, contra esta proposta de mapa de pessoal, rejeitando que a reestruturação dos quadros de pessoal possa ser feita sem uma avaliação criteriosa, capaz de garantir que dessa reestruturação resultará um reforço efectivo da eficiência dos recursos humanos da Câmara e um aumento e melhoria dos serviços disponibilizados por esta à população.


Valongo, 16 de Fevereiro de 2009

A CDU