Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

Sobre os resultados das Eleições Intercalares em Alfena - Comunicado da CDU

26.01.09

Sobre os resultados das Eleições Intercalares em Alfena

 

Comunicado da CDU

 

As Eleições Intercalares para a Junta de Freguesia de Alfena, ocorridas no passado Domingo, dia 25 de Janeiro, tiveram lugar num quadro marcado por forte desconhecimento da população local acerca dos motivos pelos quais foi convocado este acto eleitoral. Tais motivos, que devem ser assacados ao bloco central de interesses que vem governando a Junta de Alfena há várias décadas - bloco central de interesses representado nestas eleições por uma lista "independente" apoiada pelo PSD (que não concorreu) e pelo PS -, são do domínio da disputa político-partidária e pouco têm que ver com os problemas de Alfena e dos Alfenenses, o que ajuda a explicar a fraca participação popular na eleição (55% de abstenção).

Dois aspectos fundamentais merecem ser retidos: por um lado, fica cabalmente esclarecido, para quem ainda tinha dúvidas, o teor e objectivos de candidaturas que se apresentam ao eleitorado como "independentes", quando mais não são do que representação de facções no interior do bloco central de interesses; por outro lado, verifica-se que PSD e PS nada fizeram nesta eleição senão disputar o poder pelo poder, sem interesse no esclarecimento da população. Do confronto, saiu vitoriosa a lista "independente", que não tinha maioria absoluta e que a alcançou, capitalizando o facto de, desta feita, o PSD não ter sequer apresentado candidatura própria - tendo mesmo declarado publicamente o apoio à candidatura "independente" (com participação activa na campanha do Presidente da Câmara de Valongo, Fernando Melo, e do responsável da Comissão Política Concelhia do PSD, João Paulo Baltazar).

Pouco esclarecida, e com pouco tempo para obter mais informação sobre o que efectivamente estava em causa, a população de Alfena votou de forma largamente maioritária na candidatura que representava a continuidade.

A CDU, apesar de ter sido a única força concorrente a desenvolver uma campanha de esclarecimento junto da população, com denúncia dos porquês das "zangas de comadres" verificadas nas hostes de PSD e PS, não conseguiu eleger nenhum representante para a Assembleia de Freguesia de Alfena, repetindo resultados idênticos a anteriores actos eleitorais.

Com um pouco mais de tempo - e sabendo-se que os recursos da CDU são escassos -, estamos em crer que não só teríamos conseguido, como conseguimos, manter a percentagem de votantes, como estaríamos em condições de reforçar a nossa votação. Seja como for, ficou do trabalho realizado a certeza de que temos hoje um conjunto de homens e mulheres de Alfena que, independentemente dos resultados eleitorais, estará em condições de continuar a exigir o esclarecimento em falta, dando igualmente continuidade a um trabalho nunca antes conseguido naquela freguesia, tendo em conta as próximas eleições autárquicas, que se realizam ainda este ano.

Até lá, a CDU reafirma a sua total disponibilidade e empenho para continuar a aprofundar o seu conhecimento sobre a freguesia, para ouvir os Alfenenses e procurar ser voz dos seus anseios e expectativas, assim se afirmando como única e real alternativa política na freguesia.

 

 

A Coordenadora da CDU/Valongo,

26 de Janeiro de 2009

23 comentários

Comentar post