Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

AM - Eleição do Representante da Assembleia Municipal - Plano Municipal de Valongo

05.08.08

 

 

Declaração de voto

 

Relativamente à eleição do Representante da Assembleia Municipal que integrará a Comissão de Acompanhamento da Revisão do Plano Director Municipal de Valongo, a CDU declara o seguinte:

Em reunião de representantes dos partidos com assento na Assembleia Municipal de Valongo, foi apresentada pelo Grupo Municipal do PSD uma proposta para que a Presidente da Assembleia Municipal, e nesta qualidade, fosse o elemento a ser designado para a Comissão de Acompanhamento junto da CCDR-N da Revisão do Plano Director Municipal de Valongo.

Esta proposta tinha como fundamento o facto de a Presidente da Assembleia Municipal já representar o órgão em alguns actos, pelo que,  na opinião do PSD, esta seria uma proposta aceitável e devia ser consensual.

Ora, este consenso não foi aceite pelo PS, CDU e BE. O PS defendeu que, como partido da Oposição, deveria estar representado nessa Comissão. O BE também colocou reservas à proposta do PSD.

A CDU achava natural que, se o executivo camarário estava representado nessa Comissão, e por uma questão de escrutínio, seriam razoáveis as pretensões do PS, e por isso iria aguardar pela proposta do PS para se pronunciar.

Seria, pois, de bom senso, na opinião da CDU, e uma vez que não foi conseguido este consenso, que a Presidente da Assembleia declinasse o convite do PSD, já que, enquanto Presidente da Assembleia, deve manter a equidistância e não representar uma facção.

Deveria ser também obrigação para quem desempenha este cargo, e uma vez que o consenso não existia, tentar conciliar opiniões, pois é nestas ocasiões que a Presidência é relevante.

Mas, em vez de enveredar por este caminho, a Presidente da Assembleia Municipal preferiu defender a sua candidatura em particular, sujeitando esta Assembleia a um ciclo de votações não em nada a prestigiou.

Os Munícipes poderão perguntar: era tão relevante efectuar-se duas Assembleias Municipais extraordinárias só para nomear alguém para uma Comissão de Acompanhamento?

Não haverá assuntos mais relevantes para a população do concelho de Valongo e que deviam ter mais atenção da parte desta Assembleia?

A Presidente da Assembleia Municipal, ao aceitar ser candidata pelo PSD a esta Comissão, demonstrou a sua preferência política, o que leva a que, mais uma vez, a CDU coloque reservas quanto ao seu desempenho no cargo de Presidente deste órgão autárquico.

 

 

 

Valongo, 4 de Agosto de 2008

 

A Presidente da Assembleia foi eleita com o seu próprio voto de qualidade. Como referido na declaração de voto da CDU sobre esta questão, foram realizadas duas Assembleias Municipais extraordinárias exclusivamente para abordar este assunto.

4 comentários

Comentar post