05
Jul 16

A vila de Sobrado possui uma área territorial com 19,4 Km2 e uma população na ordem dos 6700 habitantes, segundo os últimos dados do Censos (2011).

A festa da Bugiada e Mouriscada, realizada no dia de S. João (24 de junho), é conhecida a nível nacional e reveste-se de uma importante e singular tradição que atrai milhares de visitantes. Esta manifestação representa um momento único vivido por paixão por todos os naturais de Sobrado, que se envolvem e promovem um costume secular. No sentido de preservar esta forma popular foram dados passos no sentido de a promover e a divulgar, como seja a criação do Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada. Pretende-se, com isto, impulsionar e dar maior visibilidade à vila de Sobrado e ao próprio concelho de Valongo, com o objetivo de que seja reconhecida como Património Cultural e Imaterial da UNESCO.

Sobre este assunto, convém referir que o processo de candidatura não avançou em tempo oportuno, estando por esclarecer o que pretende o atual executivo fazer em relação a essa intenção. Por isso, questionamos o Sr. Presidente de Câmara sobre as diligências realizadas até agora e em que fase se encontra o processo.

Ao nível cultural, existe apenas um outro espaço, a Casa das Artes, que permite a realização de eventos de âmbito artístico diverso. Em termos desportivos, Sobrado está apetrechado com alguns equipamentos municipais como sejam o estádio de futebol, o pavilhão e o indoor soccer.

Apesar das críticas que podem ser feitas à escassez de infraestruturas culturais e desportivas que seriam fulcrais para o desenvolvimento e aprofundamento das artes e do desporto de uma população, é reconhecida a vontade do atual executivo em proporcionar aos habitantes de Campo e de Sobrado algo que lhes foi retirado no passado. A construção de uma piscina municipal que servisse estas duas vilas é uma realidade ou apenas uma promessa vã. Não vale a pena insistir numa proposta e, depois, esconder o que realmente se quer fazer. Nesse sentido, gostaríamos de questionar o Sr. Presidente da Câmara sobre a sua intenção e, caso assim o queira, explique em que fase se encontra tal processo.

 

 

Valongo, 30 de junho de 2016

A CDU – Coligação Democrática Unitária / Valongo

.: cduvalongo às 08:47

Câmara Municipal
Assembleia Municipal
Alfena
Campo & Sobrado
Ermesinde
Valongo
pesquisar neste blog
 
Julho 2016
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
27
28
29
30

31