Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

CDU Valongo

Página informativa sobre a atividade da CDU no concelho de Valongo.

JFE - Moção - Ramal de Leixões

04.10.07

A abertura da linha de Leixões é há muito falada e anunciada pelos sucessivos Governos do País. Recentemente, a linha foi totalmente modernizada e, portanto, seria previsível a sua abertura ao público. Esta abertura iria permitir o acesso, por exemplo à zona do Hospital de S. João e ao maior pólo da Universidade do Porto.

Tendo por base uma noticia do Jornal “Publico” do passado dia 17 de Setembro, na qual se dizia que a linha iria ser desmantelada e o corredor utilizado para instalar o TGV, ligando desta forma a Estação de Campanhã ao Aeroporto, parece-nos importante que tanto a Junta, como a CMV tomem posição sobre esta questão junto da AMTP, REFER, CP e do Governo. Se tal vier a acontecer, Ermesinde ficará mais pobre em termos de vias de acesso, tanto mais que o TGV não trará para a Cidade qualquer benefício, e serão desperdiçados recursos preciosos. Lembramos, aliás, que, neste momento, já existe ligação de metro entre Campanhã e o Aeroporto.

 

Moção

 

Após ter sido anunciada a reabertura do ramal de Leixões ao serviço de passageiros no fim do Verão de 2005, de acordo com um anúncio do então Secretário de Estado dos Transportes, Jorge Borrego, que lembrou que, para que a reabertura acontecesse, apenas seria necessário um investimento de 1,3 milhões de euros para a construção de apeadeiros e interfaces, vemos agora essa iniciativa cair por terra, ao tomarmos conhecimento que está em plano o uso deste corredor ferroviário para a passagem do TGV, ligando desta forma a Estação de Campanhã ao Aeroporto.

No caso de Ermesinde, a reabertura desta linha constituiria uma vantagem estratégica, uma vez que a Cidade é local de residência de trabalhadores e estudantes que se deslocam diariamente para as áreas por ela atravessadas. A Junta da Freguesia de Ermesinde não pode deixar de referir que a linha de Leixões, ao ser reactivada, serviria a zona do pólo universitário, dos hospitais e seria uma ligação entre áreas do Grande Porto que não têm circuitos de transportes públicos directos entre elas.

Lembramos que só com um investimento real no transporte publico poderemos diminuir os fenómenos negativos que resultam dos enormes fluxos diários de transporte individual, com a agravante de, ao não o fazermos, colocarmos em causa o direito constitucional ao transporte e à mobilidade de largas camadas da população.

Esta moção será enviada à CMV, AMTP, REFER, CP, Governo e a todos os partidos com acento parlamentar.

A CDU/Ermesinde

 

3 de Outubro de 2007


Aprovada por unanimidade com a alteração do primeiro parágrafo, foi retirada a parte "vemos agora essa iniciativa cair por terra, ao tomarmos conhecimento que está em plano o uso deste corredor ferroviário para a passagem do TGV, ligando desta forma a Estação de Campanhã ao Aeroporto.".